Quantcast
Channel: CENA CARIOCA » ChicAdicta
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

A guerra dos tomates

0
0

A última quarta-feira de Agosto foi palco de uma verdadeira guerra de tomates em uma cidade Espanhola. A Tomatina, festa anual realizada em Buñol, uma pequena e simpática cidade perto de Valencia, Espanha, reuniu cerca de 120 mil participantes esse ano.

Tudo começou em uma última quarta-feira de Agosto em 1945, quando dois jovens passavam pela praça da pequena cidade para presenciar um desfile de uma festa típica. Os jovens invadiram o desfile e fizeram com que um dos músicos caísse em uma barraca de verduras. Este enfurecido começou a tirar tomates para todas as partes, até que a ordem do desfile fosse invadida por uma desordem total, uma verdadeira batalha de vegetal.

No ano seguinte os jovens repetiram o feito de forma voluntária e levaram tomates de casa. Com o tempo a polícia foi acabando com a tradição e a tomatina chegou a ser proibida a principio dos anos 50, inclusive com a prisão de alguns participantes.  O povo pediu e a festa voltou a ser comemorada, como alegria de pobre dura pouco,  em 1957 voltaram a cancelar a festa e como despedida, fizeram o enterro do tomate. Os participantes levavam um tomate gigante pelas ruas acompanhado de uma marcha fúnebre.

Como aqui ao contrário de Brasil onde tuda acaba em Pizza, tudo acabou em tomates e o povo voltou as ruas pedindo o retorno do que já era uma tradição e tornaram a festa oficial.

Após uma matéria do jornalista Javier Basilio em 1983, a festa começou a ser nacionalmente conhecida e desde então recebe a cada ano mais e mais participantes. Em 2002 a Tomatina foi considerada festa de interesse turístico internacional.

Se você vem por Espanha em Agosto, não perca essa experiência!

AFAB90FADCBD4BEB998B6BA412976F
im_tomatina_tobogan
Sin título
timthumb.php
Tomatina12_gallery__582x400-600x400


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Latest Images





Latest Images